Entenda o que é o reforço escolar

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Algumas pessoas têm dúvida sobre o que é um reforço escolar. É um espaço onde a criança passa algumas horas? É um espaço onde ela só realiza as tarefas da escola? O que seria então o reforço escolar? Como ele pode ajudar no desenvolvimento educacional do meu filho?

São tantas perguntas sem respostas! Nós do integrando educação estamos aqui para ajudar você a entender a importância do reforço escolar, o que é, como funciona, a quem se destina? Um espaço com muitas propostas pedagógicas que irá impulsionar o estudo desta.

Vamos lá!?

O reforço escolar tem como objetivo auxilia os alunos durante a educação básica. As aulas priorizam aqueles que possuem algum problema de compreensão, então eles focam em uma educação direcionada a um certo assunto.

Mas também não podemos ignorar aqueles que não se sentem atraídos o suficiente com a evolução do conteúdo apresentado em sala de aula. A procura de aulas de reforço escolar normalmente acontecem após a verificação de um rendimento insuficiente do aluno nas tarefas escolares e, também, para alunos com necessidades especiais.

Gostaríamos de alertar que o reforço escolar não é apenas um recurso sem graça sobre um assunto que se vê em sala de aula. logo, é comum querer conhecer melhor essa etapa essencial do aprendizado do seu filho e tudo que possa está envolvido nesse processo. Durante as aulas de reforço, é importante usar abordagens que envolvam, estimulem e tragam novas experiências para os alunos a fim de suprir suas carências de aprendizado.

Foco nas faltas e dificuldades do aluno

O reforço escolar foca nos problemas dos alunos, trazendo explicações, exemplos e tarefas pontuais a cada aluno. Ou seja, uma chance para o aluno conhecer e aprimorar diferentes aptidões além das abordadas nas aulas regulares. As aulas podem ocorrer por diversos motivos. No entanto, devemos pensar que existem outros fatores que envolvem a sua procura, seja por meio de aulas presenciais na escola ou com professor particular, seja por aulas online que podem preparar o aluno de forma regular.

Com toda certeza, precisamos conhecer melhor os atributos do reforço escolar, seus objetivos e os que comandam as aulas de reforço. Do mesmo modo, podemos nos perguntar qual a diferença entre aula particular, reforço e acompanhamento escolar? Quais as vantagens de aulas de reforço online? O reforço escolar é uma educação especial? Ou ainda mais, alunos com necessidades especiais podem fazer aulas de reforço? Para esclarecer essas dúvidas e ainda considerar o cenário atual, vamos explanar de forma mais profunda cada dúvida. Acompanhe!

O que é reforço escolar?

Tenho certeza que você já deve conhecer o termo reforço escolar de maneira geral. Vamos começar fixando o que são aulas de reforço e como isso impacta a vida dos alunos. O reforço escolar é um passo essencial para todos os alunos, não somente aqueles que apresentam algum impasse durante a evolução dos conteúdos em sala de aula. Entretanto, é preciso reafirmar que reforço escolar não é um termo muito bem visto de maneira geral.

O reforço escolar carrega um pre-conceito o que gera uma fuga dos alunos. Aliás, por que eu levaria meu filho em uma aula de reforço se ele está bem na escola? Ou ainda, por que o meu filho iria querer mais tempo em sala de aula estudando um assunto que ele tem algum bloqueio? Mas, essa é uma visão superada. As aulas de reforço têm que ser abordadas como um processo fundamental na vida escolar. Mais do que nunca, é preciso garantir que a visão distorcida e carregada de pre-conceito seja exterminada. Esse que é tido como um exercício chato ou maçante e que é apenas realizado por alunos que apresentam problemas de aprendizagem.

Reforço ajuda na melhora do desempenho

Acima de tudo, o reforço escolar é uma ferramenta que auxilia os alunos a captarem melhor os tópicos e melhorar sua performance escolar. De fato, podemos afirmar que existem muitos fatores que inspiram o desempenho dos alunos, como a dedicação do próprio aluno, os recursos usados durante as aulas, estrutura da escola, entre outros. Mesmo que esses fatores garantam uma melhor absorção do conteúdo, ainda terão alunos que vão apresentar problemas em algumas disciplinas. Ou mesmo aqueles que precisam de estímulos extras em sua evolução escolar.

Aulas de reforço são eficazes e garantem um espaço para alunos sanarem dúvidas, praticar os pontos que apresentam problemas, ou mesmo se preparar para uma avaliação. De acordo com propostas do Ministério da Educação, o reforço escolar é um tempo de estudo extra além do horário de aula regular. É preciso destacar, entretanto, que os objetivos dos alunos variam muito e a procura pelas aulas de reforço depende de suas carências.

Formas que as aulas de reforço podem ser feitas

  • Contraturno da própria escola;
  • Com o professor regular ou particular e também professor online;
  • Presencial ou online, como aulas periódicas ou complementares;

O reforço escolar não se define como único modelo, ele é um conjunto de fatores que varia de acordo os objetivos de cada aluno.

Sobretudo, é importante salientar que a prática é primordial e garante a grande parte dos estudantes bons resultados. Alunos apresentam diferentes formas de aprender, diversas maneiras de se expressar e tirar dúvidas. Quando se trabalha problemas pontuais, com métodos e tarefas diferentes, o ato de aprender torna-se mais efetivo. É importante desnudar a noção que participar de aulas de reforço é algo ruim. Não significa que quem participa dessas aulas não acompanha o restante dos colegas.

Desse modo, um tempo extra de estudo assegura que os alunos assimilem o conteúdo e aprimorem seus saberes de forma efetiva. Assim, trata-se de um apoio mais global e focado às carências de cada aluno. Os exercícios feitos fomentam muito mais que a repetição do conteúdo. Essa prática deve ser vista como uma chance de desenvolver o estudante. Em outras palavras, o reforço escolar engloba muito mais que uma retomada de alguma defasagem no aprendizado do aluno.

Algumas competências básicas devem ser contempladas durante as aulas de reforço, de acordo com o Currículo Referência da BNCC:

  • Fomento à pesquisa e apuração
  • Comunicação;
  • Resolução de problemas;
  • Análise, interpretação e síntese de informações e saberes.

Essas aptidões permitem que as aulas e o refino dos saberes dos alunos passem a visão genérica que temos dessa prática. Veremos no decorrer do texto como essas competências auxiliam os alunos em sua vida escolar e na evolução da autonomia com seus estudos.

Qual é o objetivo de um reforço escolar?

Como visto antes, o reforço escolar tem um objetivo geral próprio: garantir a compreensão de conteúdos que estudantes apresentam alguma defasagem durante as aulas regulares. No entanto, não podemos apenas definir aulas de reforço de forma tão abrangente. Além disso, as aulas ocorrem em diversas formas, e cabe ao professor, aluno e sua família decidirem a melhor forma de elas ocorrerem. É preciso considerar os interesses dos estudantes e qual o objetivo ao realizar as aulas.

Repetição

Sem dúvida, o primeiro pensamento quando se fala de reforço escolar é repetição. Uma repetição de conteúdo, exercícios ou mesmo uma retomada exata do trabalhado em sala de aula. Entretanto, é necessário definir que o reforço não significa apenas repetir o que se vê na escola. Precisamos entender que seja por escolha do aluno ou de seus pais, seja por indicação do profissional de educação, as aulas podem ocorrer de diversas formas e ter objetivos diferentes.

Objetivos do aluno

Quando parte do estudante ou da família procurar aulas de reforço escolar, é importante entender o objetivo. A procura pelo reforço pode ser para suprir a defasagem no aprendizado geral em alguma disciplina, reforçar um assunto especial de uma matéria, realizar exercícios diferentes para melhorar a apreensão do conteúdo, reforçar o assunto como revisão para provas, entre outros. Nesses casos, o aluno está mais ciente do que esperar e, sendo assim, apresentam seus objetivos de forma mais clara ao professor responsável por essas aulas.

Agora, quando as aulas de reforço são propostas por um profissional de educação e/ou ocorrem dentro do ambiente escolar, elas têm um objetivo mais especial. Embora não seja regra geral, essas sugestões ocorrem por diversos motivos. Seja quando os alunos que apresentam algum tipo de problema no aprendizado, seja quando não acompanham seus colegas em sala de aula de alguma maneira. Mas é indicado o início das aulas de reforço quando os alunos apresentam resultados abaixo do esperado. Mesmo que o reforço escolar não seja imposto, há uma série de fatores que deve ser visto quando seu filho é enviado para essas aulas.

Quando se trata do ensino público, o objetivo está mais voltado a auxiliar o aluno nos problemas mostrados em seus estudos e melhorar suas notas. As aulas de reforço ocorrem em horários de contraturno, com pequenos grupos, divididos por lacunas especiais a serem abordadas. O reforço escolar tem um teor mais singular, focado no aluno e da melhor forma de desenvolver o que está sendo estudado. Nesse contexto, é importante que esse tempo extra de estudo aconteça de forma que atraia o aluno e o instigue cada vez mais.

A importância de diferentes metodologias

Durante esse tempo, é importante que o aluno seja exposto a diferentes abordagens e exercícios. Sem dúvida, nessas aulas o aluno desenvolve suas aptidões muito além do que só reforçar o que foi trabalhado antes. O reforço escolar, quando realizado de uma forma diferente, oferece ao aluno meios de estudo singulares. Isso pode fazer com que os estudantes percebam que há mais de uma maneira de aprender e podem começar a praticar de forma autônoma.

Em resumo, é importante ter em mente que o objetivo vai além da repetição dos conteúdos vistos em sala de aula. Do mesmo modo, não é correto afirmar que reforço escolar é somente uma maneira de suprir alguma defasagem que o aluno apresentou durante as aulas regulares. Ele é uma forma de oferecer aos alunos uma autonomia nos estudos, apresentar novas formas de aprender, dar outra visão para o que seu filho já trabalhou em sala de aula. Enfim, trabalhar de forma pontual a carência do aluno naquele momento.

Como saber que o aluno precisa de reforço?

A maneira mais comum de saber se seu filho precisa de aulas de reforço é ter uma visão geral do seu desempenho escolar, em especial depois das provas. Quando os alunos estão frustrados com sua evolução em sala de aula em algum ponto, é comum que percam o interesse nos estudos. Desse modo, é preciso que haja um diálogo franco e aberto entre pais e filhos ou pais e professores. Há diversas razões para a procura de reforço escolar além dos já falados. Vamos destacar seis critérios que podem levar os pais e professores a decidirem por iniciar as aulas de reforço:

  • Nota;
  • Problema em acompanhar o ritmo da turma;
  • Bloqueios em certas disciplinas;
  • Problemas em assimilar o conteúdo;
  • Confiança em relação ao seu aprendizado;
  • Foco e preparação para uma avaliação.

Nota

O reforço escolar está ligado ao índice de rendimento do aluno em certa disciplina. Ou seja, as notas e o desempenho em provas formais em sala de aula. Às vezes, mesmo que o aluno se empenhe e participe das aulas de forma efetiva, seu desempenho pode não alcançar a média mínima imposta. É pertinente destacar que todos nós aprendemos de formas diferentes, temos o nosso próprio ritmo e, ainda, não é porque algo funciona para os outros que vai funcionar conosco.

Problema para acompanhar o ritmo da turma

Nesse sentido, também podemos afirmar que o aluno pode não acompanhar o passo dos colegas, mas isso não significa que ele não está aprendendo. A dinâmica da sala de aula pode ser um desafio dependendo de cada aluno. Durante o período regular de aulas, é normal olhar a sala como um todo, onde os alunos comparam notas e suas evoluções, por exemplo. No entanto, essa dinâmica pode afetar alguns alunos que têm um ritmo diferente de aprendizado.

Bloqueios em certas disciplinas

Algo natural é os estudantes terem certa aversão a alguma disciplina em especial. Podemos ver de forma clara essa aversão ocorrendo em algumas áreas, como, por exemplo, matemática, língua portuguesa ou inglesa. Em casos como esse, o aluno cria certos bloqueios durante as aulas que acarretam na falta de resultados (notas). Sem dúvida, é fundamental o trabalho extraclasse que aborde a disciplina de uma maneira diferente.

Problemas em assimilar o conteúdo

Quando falamos de reforço escolar, é comum nos depararmos com uma visão mais abrangente: a defasagem ou problema na absorção dos conteúdos. Nessas situações, os alunos estão frustrados e não conseguem assimilar o conteúdo da forma que desejam.

Confiança em relação ao seu aprendizado

Também acontece de os estudantes não se sentirem confiantes com seu aprendizado ou precisarem de uma preparação extra para as provas. Muitas vezes, em salas de aulas com grande número de alunos, estudantes deixam de tirar dúvidas por diversos motivos ou desenvolvem alguma resistência em sala de aula.

Foco e preparação para uma prova

Nesses casos, podemos perceber como é importante a atuação familiar e escolar para constatar as carências dos estudantes. É necessário ressaltar que precisamos olhar as demais carências dos alunos, vendo os elementos que os rodeiam com a importância de conhecer aquele conteúdo para sua vida profissional e social.

Como funcionam as aulas de reforço escolar?

É importante salientar que a importância do reforço escolar se dá porque ele não é uma tarefa de casa complementar. Em outras palavras, ele é um exercício focado em desenvolver as competências dos estudantes em certo assunto, visando um reforço para o que foi feito dentro do ambiente escolar regular. Para isso, são vistas maneiras diferentes de trabalhar esse conteúdo, reforçando-o e trazendo novos contextos para o que já foi estudado na escola.

Uma afirmação constante sobre o reforço escolar é que ocorre fora do período das aulas na escola. Contudo, existem diversas maneiras de acontecer essa educação especial. Entre essas maneiras estão: na própria escola do aluno, em ambientes que trabalham com exercícios contraturno, na casa do aluno, ou até mesmo online. Pensando nisso, é importante frisar que as aulas de reforço ocorrem em incontáveis formas, e o profissional responsável pelo reforço deve se adaptar às carências do aluno nos diferentes ambientes.

Aulas em grupo e individuais

Desse modo, há também a diferença entre as aulas em grupo e individuais. Na primeira, os grupos de reforço escolar devem ser formados por alunos que possuem o mesmo objetivo e nível de ensino e com poucos componentes. Dessa forma, é possível atender às carências dos alunos com mais cuidado, observando seus problemas ou pontos especiais a reforçar. Já no segundo caso, as aulas com somente um aluno são voltadas aos seus problema, desse modo podendo se tornar um momento mais pontual para dúvidas.

Metodologias ativas

A metodologia usada durante as aulas precisa chamar a atenção e engajar o aluno nos exercícios. Metodologias ativas garantem que o aluno participe durante as aulas, com uma visão e abordagem diferente da qual foi tratada o mesmo assunto durante as aulas regulares. É importante frisar que o objetivo aqui não é apenas repetir o que já foi estudado, mas ser um complemento. Nesse sentido, o reforço escolar garante que o aluno aprenda de forma mais efetiva.

O reforço escolar, desse modo, é uma aula mais personalizada, da qual depende do objetivo do aluno e quais aptidões precisa focar e desenvolver. Essas aulas precisam adaptar-se ao ensino e ritmo do estudante. É necessário que exista um diálogo entre professor e aluno, pois as aulas são um momento de suporte ao aluno. Desse modo, é dever do responsável por essas aulas trazer materiais e recursos para ajudar o aluno em seus estudos levando em conta diferentes cenários.

Ambiente adequado para as aulas

Sobretudo, o reforço escolar deve ser um ambiente leve e lúdico, para ajudar os alunos a reforçar as aptidões que precisam. Nada melhor do que utilizar desse momento para estimular os alunos. Seja como for, as aulas devem desenvolver outros aspectos além de reforçar o conteúdo estudado. É necessário que sejam abordados exercícios que estimulem sua autonomia.

O professor responsável por essas aulas pode se apoiar nos recursos variados. Durante esse tempo de estudo, podemos trabalhar o conteúdo estudado por meio de vídeos, música, jogos, mapas mentais, entre outros. Com toda certeza existem diversos recursos online disponíveis para os estudantes refinarem seus saberes. No entanto, saber utilizar essas ferramentas é vital. Há muitos meios online dos quais os estudantes conseguem realizar exercícios de reforço, como, por exemplo, a plataforma do MEC, criada em 2018.

Retornando ao ambiente de sala de aula, é essencial ressaltar que cada escola precisa de adaptar e entender as carências dos alunos. Em muitos casos, entretanto, vemos escolas cheias, cobrança por notas, professores cansados, salas mistas e com níveis diferentes de aprendizado. Desse modo, os resultados mostram uma divergência muito grande, e garantir um aprendizado homogêneo é quase impossível.

As aulas podem ser feitas por um certo período

Desse modo, quando o aluno não apresenta o resultado esperado, é um alerta aos pais e professores. Talvez seja o momento de procurar opções e reforço para os conteúdos que necessitam ser melhor aprendidos. O reforço escolar garante uma educação mais especial aos estudantes. De maneira geral, as aulas podem ocorrer por um período definido, como bimestral ou trimestral, seja contínuo como aulas extras durante o período letivo. As aulas são realizadas de forma muito mais pontual. E, dessa forma, ocorrer em seções periódicas de acordo com as carências dos estudantes.

A ideia das aulas de reforço sempre esteve presente nas escolas, mas essa noção tem ganhado outra visão ao longo dos anos. Ilustramos então a diferença de quem utiliza o serviço e de quem não. Nesse sentido, podemos ver alguns aspectos que não são expostos a essas aulas, mas tendem a ser um empecilho à vida estudantil dos alunos. Esses podem apresentar um aumento de suas defasagens e falta de interesse pelos estudos.

Sabemos que o problema durante a educação básica cresce ano após ano. Com o avanço das séries, é necessário que o aluno consiga assimilar o conteúdo de forma homogênea a fim de se preparar ao que vem a seguir. Desse modo, os alunos que demonstram alguma defasagem ou carência específica e não tem uma ajuda extraclasse podem se sentir desanimados em seus estudos. A evasão escolar, hoje em dia, é enorme, e muitas vezes a razão é atrelada ao problema de aprendizagem com outros fatores.

Dados do PNAD

Os dados da PNAD Educação 2019 mostram que o grupo dos estudantes de 11 a 14 anos é o mais afetado por defasagem em seu aprendizado. Em decorrência disso não conseguem acompanhar o ritmo dos colegas. Em 2019, 12,5% dos alunos nessa faixa etária estavam atrasados em relação à idade/etapa escolar correta. Ademais, os dados ainda mostram que 14,1% dos alunos não concluem o ensino médio até os 16 anos. E, desse modo, quase 75% dos jovens de 18 a 24 anos estão atrasados ou abandonaram os estudos.

É importante salientar que esses dados não estão ligados a problemas de aprendizagem. Mas podemos perceber que o problema em acompanhar o ritmo dos outros estudantes cresce de acordo com aumento da dificuldade de conteúdo. Desse modo, se o processo de aprendizagem não foi dominado nos primeiros anos, as defasagens se estendem cada vez mais ao longo dos níveis. Ainda, é preciso destacar que cada nível de ensino tem seus e objetivos especiais, e o reforço escolar precisa acompanhar essa evolução. Como veremos a seguir.

Aulas de reforço para educação infantil

Durante os anos iniciais da educação básica, a criança é exposta a uma nova realidade. Quando acontece a introdução de elementos da vida estudantil do aluno na educação infantil, é necessário considerar que o ritmo de aprendizagem é muito singular. Assim, o processo de aprendizagem dos pequenos estudantes depende muito de suas características individuais, facilidade ou problema de aprender. Pensando nisso, o desnível em uma sala de aula da educação infantil pode apresentar grandes diferenças.

Para evitar defasagem escolar ou desinteresse nos estudos dos alunos que possuem algum desnível de aprendizagem, pode ser que seja preciso um acompanhamento diferenciado. Nesse período, é possível a criança apresentar problemas que estão relacionadas à diversos fatores fora do ambiente escolar que influenciam seu processo de aprendizagem. Desse modo, problemas de concentração, aprendizagem em alguma aptidão específica ou até mesmo comportamental são fatores que indicam que o aluno necessita de um acompanhamento individual.

Reforço casual

O reforço para essa faixa etária pode acontecer de forma mais casual, uma prática diferente com os pais, ou um exercício extraclasse para estimular o aprendizado. Desde cedo, é necessário que sejam incitados abordagens que garantem total autonomia no aluno em seu aprendizado. Ou seja, o aluno deve ser mostrado aos seus estudos de forma que ele é responsável por esse processo. Nesse sentido, exercícios que chamem sua atenção, o encorajem e o engajem na evolução de uma disciplina são essenciais.

No entanto, ainda há casos que crianças apresentam uma carência maior de atenção. Por isso, em alguns casos, é recomenda-se à criança que inicie sua jornada com reforço escolar, de modo a prevenir maiores problemas em sua vida escolar. As aulas de reforço são realizadas durante a educação infantil de uma forma mais homogênea, dando aos estudantes uma método mais gamificado. Ou seja, aulas de reforço são realizadas com jogos e exercícios interativos que incentivem o aluno a desenvolver suas aptidões, aprimorar e reforçar seus saberes.

Os exercícios realizados nessas aulas têm um viés mais lúdico e divertido, o que associa o processo de aprendizagem com algo prazeroso. Além disso, os exercícios devem ser tratados como algo natural na vida do estudante. Nessa idade, os sinais de uma carência de ensino mais individual podem se apresentar de uma forma sútil e são decisivos para continuar o aprendizado. Desse modo, é importante que os pais fiquem atentos aos detalhes e acompanhem a evolução de seus filhos nas disciplinas escolares e avaliem se o reforço escolar é realmente a melhor indicação.

Aulas de reforço escolar para ensino fundamental I (1 ao 5 ano)

Em semelhança às aulas de reforço escolar para educação infantil, o reforço escolar para ensino fundamental deve ser feito da mesma forma. Essa etapa é crucial para a formar uma base sólida no aprendizado das crianças. Há diversas vantagens no reforço escolar durante o ensino fundamental para a formação dos alunos, de forma a desenvolver pontos especiais. Nessa fase ocorre a alfabetização, e aprimora-se a leitura e escrita, além da introdução matemática e outros.

De fato, a cobrança por resultados nessa fase é extrema e pode se tornar uma situação estressante para os alunos. São feitas nessa etapa a base para disciplinas que permeiam todo o futuro acadêmico e profissional dos estudantes. Além de retrabalhar o conteúdo visto em sala de aula, o reforço escolar no ensino fundamental também garante uma abordagem e incentivo aos estudos autônomos dos estudantes. Aulas mais divertidas e uma conduta mais natural certificam ao aluno uma chance de se desenvolver, tirar dúvidas e praticar o que foi ensinado na sala de aula regular.

Aulas mais lúdicas

Os ambientes propostos permitem um foco mais individual nas carências dos alunos. Aqui, as aulas são mais divertidas, porém mais apontada ao estímulo visual e dinâmico. O reforço escolar no ensino fundamental oferece uma nova perspectiva ao aluno, não apenas em seu processo de aprendizagem, mas também nas relações sociais da escola.

As aulas de reforço despertam no aluno o interesse de descobrir maneiras novas de aprender e mostrar seus saberes e aptidões. Dessa forma, o reforço escolar no ensino fundamental é essencial e oferece inúmeras vantagens aos alunos. Em específico para essa faixa etária, garante uma melhor absorção no processo de alfabetização e domínio em disciplinas lógicas. Aspectos essenciais para seguir com sua evolução escolar e preparo para os anos seguintes. Ainda assim, é importante que sempre haja uma conversa entre os estudantes, a família e os professores para decidir a melhor abordagem para cada caso.

Aulas de reforço escolar para ensino fundamental II (6 ao 9 ano)

O período final do ensino fundamental é marcado pelo aumento da quantidade de conteúdo e pela cobrança de resultados. A transição dos anos iniciais e finais do fundamental pode ser uma fase difícil para os estudantes, pois sua rotina de estudo é muito alterada. O aluno sai da estrutura de sala de aula que está adaptado, o que pode ser um obstáculo acompanhar o ritmo do restante dos colegas. É nesse momento que o aprendizado do seu filho é “testado” e, em muitos casos, é preciso um olhar extra.

Época que os pais buscam muitas aulas de reforço

Esse é o período que existem mais procuras para aulas de reforço escolar. Sobretudo, o objetivo principal pela busca dessas aulas é de sanar as lacunas deixadas no processo de aprendizagem no processo de educação até então. Ou seja, caso o aluno já possua um problema de leitura, escrita ou até mesmo em operações matemáticas, essas lacunas tendem a atrasar a evolução dos estudantes em relação ao ritmo da turma.

Além disso, os motivos que os alunos que apresentam algum problema no sua evolução acadêmica nos anos finais do ensino fundamental são variados. Destacamos que é um período de muitas mudanças na vida do estudante. Também podem desenvolver algum bloqueio em relação a uma disciplina ou professor, ou ainda apresenta algum problema de adaptação com a metodologia ou ambiente escolar. Desse modo, é necessário que seja observado diferentes fatores que levam o aluno apresentar algum problema ou falta de interesse nas aulas, o que afeta seu desempenho.

Ao ser indicado para aulas de reforço escolar, ou até mesmo se foi uma decisão dos responsáveis, o aluno deve ser exposto a diferentes abordagens, métodos, exercícios que o engajem e no processo de aprendizagem. É importante salientar que as aulas devem ter início assim que julgadas importantes. Desse modo, o quanto antes o aluno iniciar seus estudos de uma forma diferente, maior é a chance de ele apresentar resultados melhores em seu processo de aprendizagem.

Usar quais metodologias nas aulas de reforço escolar?

As metodologias que reforçam o conteúdo de maneira tradicional já são vistas com outros olhos. Pensando no reforço escolar como um complemento e uma retomada que o aluno já viu em sala de aula, é preciso que esse momento seja abordado de maneira diferente. Para o sucesso de uma aula de reforço, é preciso que o aluno realmente coloque as mãos na massa, ou melhor, se engaje e seja puxado pelos exercícios.

Portanto, é indicado utilizar diferentes métodos e que foquem nas carências especiais de cada aluno e sua faixa etária. Para as aulas de reforço escolar, é necessário que sejam abordados assuntos que estejam em seu dia a dia, respeitando seu ritmo de aprendizado, e, sobretudo, sua personalidade. Além disso, deve ser um ambiente que explique os conceitos já estudados em sala de uma maneira diferente, além de estimular o aluno a ser promotor do seu aprendizado.

Mas como fazer isso? Utiliza-se quais estratégias? Decerto, existem algumas métodos que envolvem o aluno em seu aprendizado, mas pensando nas metodologias ativas, que envolvem os alunos, podemos citar algumas. São elas:

  • Aulas de reforço com um ambiente gamificado;
  • Foco em hands on activities;
  • Ambientes colaborativos de trocas;
  • Estratégias personalizadas;
  • Apoio em ferramentas digitais.

Aulas de reforço com um ambiente gamificado

Uma metodologia com um viés mais voltado para jogos. Nada melhor para transformar o ambiente de aprendizado em uma tarefa divertida e prazerosa. Ao trabalhar com jogos no momento do reforço escolar, é possível fazer com que um exercício chato sobre um conteúdo que o aluno pode já estar cansado em estudar em algo novo. Os jogos, nesses casos, envolvem o conteúdo trabalhado e reforçado. Esses podem acontecer por meio de jogos de tabuleiro, cartas, charadas, mímica, entre outros. Essa metodologia é indicada para todos os níveis da educação para as aulas de reforço, mas em especial para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

Foco em hands on activities

É uma proposta que realmente envolve os estudantes em seu aprendizado. Esses exercícios são projetos que os alunos precisam colocar a mão na massa, explorar e pesquisar. Por exemplo, um experimento de ciências para mostrar como funcionam as reações químicas. Essa metodologia envolve os alunos e eles são totalmente responsáveis por descobrir e chegar à sua conclusão, sempre com a ajuda e mentoria do professor responsável.

Ambientes colaborativos de trocas

Diz respeito a construção de ambientes de trocas, que pode acontecer entre alunos e professores, e até mesmo entre alunos e alunos. Ou seja, quando se trata em trabalhar um problema de aprendizagem ou uma interação mais pontual, o trabalho colaborativo proporciona essa dinâmica. Aqui, os alunos podem ter reforço escolar em grupo de modo que todos troquem saberes e dúvidas entre si. Esse exercício também pode ser pensado em todos os níveis, porém mais bem executado nos anos finais.

Estratégias personalizadas

Voltada a exercícios mais singulares, é necessário levar em conta o contexto dos alunos. Ao trazer exercícios que envolvam o que é familiar para o aluno, é possível perceber que eles se engajam mais e se sentem mais atraídos em realizar as tarefas propostas. Hoje em dia, o uso de apps, jogos e músicas que os alunos conhecem e fazem parte do seu dia a dia, são ferramentas importantes para levar como exemplos e apoio durante as aulas de reforço escolar.

Apoio em ferramentas digitais

E, finalmente, a tecnologia! Os estudantes normalmente dominam aparatos tecnológicos melhor que muitos. Desse modo, podemos destacar a importância de trazer exercícios que envolvam seus saberes nas aulas de reforço, mostrando maneiras de aprender dentro do universo dos estudantes. Apresentar apps, websites e recursos que são infinitos nas ferramentas tecnológicas hoje. Devemos utilizar o mundo digital a favor dos alunos, de modo a mostrar quais os caminhos e como a tecnologia é uma ferramenta incrível e aliada da educação.

Quem pode dar aulas de reforço?

No cenário que estamos vivendo, a procura e a oferta de aula particular e reforço escolar são muitas. Como saber que profissional é apto a dar aula particular ou de reforço? É necessário alguém que tenha diploma? Essas perguntas são comuns quando está à procura de um profissional para ajudar sua filha ou filho. Para lecionar para estudantes em aulas de reforço, o profissional não precisa de formação na área ou de diplomas.

No entanto, é essencial que esse profissional tenha pleno domínio sobre a matéria e conteúdo que irá lecionar. Por consequência, existem muitas opções para todas as áreas que podemos imaginar, valores cobrados por aulas e abordagens. Também há para diferentes objetivos e modos, seja online ou presencial. Existem muitos perfis, algumas características que podem levar em conta quando estiver procurando um profissional são:

  • Experiência na área;
  • Formação;
  • Professores de escola;
  • Aposentados;
  • Estudantes de ensino médio;
  • Indicação de conhecidos.

Como resultado, as escolhas parecem ser infinitas e pode ser um pouco demorado encontrar o profissional mais adequado para ajudar seu filho nessa etapa. Por isso, é importante ter um diálogo entre professor, aluno e família para definirem os objetivos e melhores métodos em conjunto. De modo geral, o profissional responsável pelas aulas de reforço deve dominar o assunto a ser trabalhado e apresentar formas que ajudem o aluno a alcançar suas metas e superar qualquer problema.

Qual a diferença entre reforço escolar e aula particular?

Como falado antes, o reforço escolar complementa o conteúdo já trabalhado na escola. Com isso, as aulas de reforço têm objetivos singulares dependendo das carências individuais de cada aluno, seja por apresentar problemas ou defasagem no aprendizado, seja por precisar de uma nova visão pedagógica, ou mesmo para praticar o que foi visto em aula. Nesse sentido, contextualiza os conteúdos não entendidos durante o período normal de aulas.

A aula particular, no entanto, é um apoio geral nos conteúdos de disciplinas gerais. Essas aulas partem muito mais por uma demanda pessoal, e muitas vezes tem uma preparação própria. A aula particular, portanto, é urgente e/ou visa melhorar o rendimento escolar do aluno. São muito mais personalizadas e pontuais, e consideram os fatores e problemas do aluno. Podem acontecer somente uma vez a cada dois meses, por exemplo.

O reforço escolar ocorre por um certo período, sendo uma ou duas vezes na semana durante meses ou semanas. Essas aulas são sugeridas pelo professor regular desse aluno, normalmente depois de um resultado abaixo do esperado em testes ou provas. As aulas de reforço também são procuradas a partir de uma carências encontrada pelos pais ou alunos sobre o tema tratado na escola. A aula particular, por outro lado, pode ocorrer de forma mais periódica, por carregarem essa noção mais pontual e totalmente individual.

Quais são as melhores atividades para reforço escolar?

Envolver o aluno é o melhor exercício realizado nas aulas de reforço escolar. Desse modo, é preciso considerar alguns fatos e objetivos desses exercícios. Tarefas que trabalhem o os problemas do estudante ou que precisam de algum reforço. Além disso, incentivar o estudo autônomo dos alunos, trabalhando sua confiança com o assunto, e mostrar estratégias novas.

Cada aluno é diferente, mas temos muitas abordagens que podem ajudar nessa tarefa. Para isso, devemos considerar os fatores que levam os alunos a procurar o reforço. Por exemplo, se foi para melhorar a absorção dos conteúdos, desenvolver um conteúdo da escola de forma mais profunda, ou caso não tenha conseguido entender o assunto em sua plenitude. Os exercícios de acordo com as carências dos alunos:

  • Interativas;
  • Educacionais;
  • Contextualizadas;
  • Criativas;
  • Para fixação e concentração;
  • Ferramentas digitais.

Interativas

Os exercícios com um viés interativo são as que envolvem a quebra do padrão tradicional de sala de aula. Nas aulas de reforço escolar se trabalha o conteúdo de forma lúdica e dinâmica. Esses exercícios podem ocorrer por meio de prática de esportes, jogos, videogames, brincadeiras, entre outros. Os exercícios tendem a tirar o aluno da zona de conforto e levar uma leveza no aprendizado.

Educacionais

Focados em ferramentas educacionais, que vão além dos livros e materiais trabalhados em sala. São tirados de recursos usados em aula, no entanto com estratégias diferentes, como formação de palavras, jogo da forca, desenhar ligando os números, uso de brinquedos e, inclusive, o trabalho de escrita coletiva. Em sua maioria, se adaptam a todos os níveis da educação básica.

Contextualizadas

Em especial para os adolescentes, esses exercícios envolvem filmes, séries de televisão, música, literatura, videogames e, até mesmo, jornais. Ou seja, retirados do “mundo real” e aplicados no contexto de sala de aula, com o objetivo de trabalhar algum conteúdo especial. Exercícios assim são atraentes para os alunos, e, desse modo, os incentiva a procurar o conteúdo trabalhado fora de sala de aula.

Criativas

Esses exercícios vão desde envolver o aluno por meio de desenhos e pinturas, até estimular o aluno em danças e teatros. Procurar soluções criativas que tirem o aluno da visão monótona de sala de aula é importante nas aulas de reforço escolar. Eles estimulam os alunos a pensarem fora daquela mesma estrutura do dia a dia, expressar seus saberes e sua inovação.

Concentração e fixação

Podemos mostrar por meio de quiz, quebra-cabeças, palavras cruzadas, questionários de múltipla escola e exercícios que ensinem os alunos a fazerem esquemas de estudos, resumos e mapas mentais. Esses exercícios têm um viés mais teórico, mas é essencial para a vida estudantil dos jovens. Eles têm valor especial os alunos de ensino médio que estão se preparando para um estudo mais direto.

Ferramentas digitais

Os exercícios por meio de ferramentas digitais são aquelas que envolvem os recursos tecnológicos. Por isso, as aulas de reforço escolar têm que mostrar as ferramentas educacionais disponíveis nos dias de hoje. São diversos apps e recursos disponíveis e servem como estímulo para o estudo. Exercícios englobando o mundo digital ajuda o aluno a perceber as perspectivas e inserir exercícios desse gênero no seu dia a dia.

Acompanhamento pedagógico e reforço escolar são a mesma coisa?

Como vimos, o reforço escolar pode ocorrer de diferentes formas e com diversos objetivos, mas como uma visão mais específica. Entretanto, as aulas ainda são vistas de forma ruim, como se quem precisasse fosse diferente do resto dos alunos. Por isso, ao longo dos anos, atrela-se o reforço a algo negativo. Mas novos termos indicam exercícios parecidos: esclarecer dúvidas e maximizar o potencial dos alunos em um tempo extraclasse. As diferentes nomenclaturas entre acompanhamento pedagógico e reforço escolar, no entanto, podem carregar pequenas alterações em sua prática.

Dessa maneira, o acompanhamento pedagógico pode ser descrito como um momento de estudo extraclasse individual, que tem como objetivo auxiliar o aluno no processo de estudo. O acompanhamento escolar volta-se para uma visão geral, seguindo as carências do aluno em conjunto entre a família, equipe pedagógica e aluno. Essa prática orienta o aluno, ajuda-o em seu processo de aprendizagem, concentração e definição de rotinas de organização. Desse modo, o aluno tem suas carências de aprendizagem mapeadas, e, a partir disso, são feitas estratégias que melhor se adaptem ao perfil do estudante.

As diferenças

Tanto o acompanhamento pedagógico quanto reforço escolar têm como objetivo auxiliar o aluno em seu aprendizado, fazendo com ele seja o agente do seu próprio estudo. Enquanto o reforço escolar, tem um olhar mais complementar, focado nas carências e busca nivelar o aprendizado dos alunos, o acompanhamento escolar, tem uma visão mais singular, que foca em entender o aluno e então realizar um trabalho organizado.

Existem diferenças entre acompanhamento pedagógico e reforço escolar. As aulas de reforço escolar são dinâmicas e sem uma visão a longo prazo. Já o acompanhamento escolar deixa a organização de rotinas de estudo que permitem o aluno a ter contato com os conteúdos em seu próprio tempo. Desse modo, cria ferramentas contínuas em seu processo de aprendizagem. Acima de tudo, os ademais termos que envolvem práticas como essas têm como objetivo estimular o aluno e despertar o prazer em aprender usando os mais diversos métodos.

Reforço escolar online x presencial: quais as vantagens de cada?

Nos dias atuais, existem diversos recursos disponíveis que garantem uma aula de qualidade. Mas quais são as vantagens de ter aulas de reforço escolar online? Seria mais vantajoso ter um contato físico entre educador e aluno para essas aulas? Bom, tanto a aula remota com um professor online quanto a presencial têm suas vantagens. A partir disso, cabe aos pais decidirem qual é a melhor abordagem para seus filhos.

Já o reforço presencial tem a principal vantagem de garantir um olhar mais humanizado. Isso quer dizer que quando temos um diálogo presencial com o aluno a relação se torna mais natural e dinâmica, e, com isso, o aluno fica menos receoso e mais ativo. Ademais, o educador percebe pontos e os trabalha por meio da linguagem corporal. As aulas presenciais diminuem as distrações e foca a atenção nos exercícios de reforço escolar.

Os modelos se diferem, mas ambas possuem inúmeras vantagens. Com o professor online é mais flexível, pois o estudo pode ser feito em qualquer lugar e horário. Por outro lado, as aulas presenciais garantem que o aluno esteja imerso nos exercícios de reforço. Com o cenário atual da pandemia, em que há a chance de um retorno presencial, os alunos e a família podem escolher a melhor forma dessas aulas de reforço escolar ocorrerem, seja presencial ou online.

Como melhorar o reforço escolar na pandemia?

Desde o início de 2020, devido à pandemia, as aulas com professor online se tornaram realidade na vida dos estudantes. Com o início das aulas online, a educação foi uma das áreas mais afetadas durante a pandemia. Por isso, a procura por aulas de reforço online também aumentaram devido a defasagem de conteúdo e aprendizagem dos alunos durante suas aulas regulares. Durante esse período, os alunos e professores tiveram grandes problemas de adaptação com o modelo online.

As aulas de reforço, ainda mais nesse momento que as aulas presenciais estão voltando, se tornam parte da vida dos alunos. E como é possível melhorar e dar uma importância ainda maior ao reforço escolar na pandemia? Há diversos programas que estão em processo de adaptação pensando na obrigação de complementar a defasagem dos conteúdos durante um ano e meio. Desse modo, as aulas de reforço escolar são vistas como fundamentais neste momento devido à pandemia.

O reforço escolar foi uma saída encontrada para suprir as carências de aprendizagem dos estudantes devido à pandemia de Covid-19. Nesse tempo, uma maneira de melhorar essa prática é garantir que o aluno seja exposto a diversos exercícios interativos que tenham o aprender do aluno como foco. Os alunos estão com um nível de estresse alto neste período. Mas ao trazer aulas dinâmicas, o educador envolve o aluno em seu processo de educação.

Formas de melhorar o reforço

Existem muitas formas de garantir um reforço escolar de qualidade nesse período: aulas de reforço online, gravadas, em grupo ou individuais. O importante é que o aluno não se sinta desmotivado em continuar seus estudos e seja exposto a diferentes métodos para sair da realidade maçante que é ter aulas por uma tela de computador.

Em conclusão, seja qual for o objetivo dos alunos, é importante ter em mente que essas aulas não são um exercício ruim. Muito pelo contrário, a importância do reforço escolar se caracteriza por maximizar o aprendizado do aluno por não ter entendido direito ou por precisar praticar seus saberes de forma mais profunda. Desse modo, o seu papel é essencial aos alunos e garante um trabalho mais complementar dos exercícios e conteúdos no processo de educação de seu filho.

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